• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

A saúde começa pela boca- Parte I: hábitos saudáveis

  • Home
  • Blog
  • A saúde começa pela boca- Parte I: hábitos saudáveis

A saúde começa pela boca- Parte I: hábitos saudáveis

A saúde começa pela boca- Parte I: hábitos saudáveis

(Texto escrito pela Dra. Nicole Nogueira.)

Você provavelmente já deve ter lido ou escutado de que a saúde começa pela boca. A cavidade oral é um órgão que usamos frequentemente e não nos damos conta do quão ela é valiosa justamente por ser rotineiro o uso e ela funcionar bem. Só percebemos o quanto ela é importante quando algo dá errado, quando nossa saúde não está em dia. Mas qual seria a premissa de que a boca tem a ver com toda a nossa saúde? Pois bem, esse será o tema que iremos abordar.

A cavidade oral não pode ser separada do individuo, até meados da década de 80 a Odontologia no Brasil era vista como um ramo isolado da saúde sem interligar-se as outras áreas, enfim os problemas bucais restringiam-se a dentes. E essa visão era muito limitada, até que em 1986 na I Conferência Nacional de Saúde Bucal determinou que a saúde bucal era parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo. E isso foi um divisor de águas na Odontologia de que uma abordagem bucal pode ter repercussão em todo o organismo.


O Ministério da Saúde alerta que a saúde geral do indivíduo começa pela boca. E para começar a entender a influencia da boca na saúde geral vamos falar de uma das mais básicas funções dos dentes, a alimentação. Cada um dos 32 dentes na boca tem um papel na mastigação.

Os dentes da frente chamados de incisivos, como o seu próprio nome já diz, servem para incisar, cortar os alimentos. Os caninos ficam ao lado dos incisivos e como são pontiagudos funcionam para rasgar os alimentos. Já os pré-molares são também pontiagudos mas não tanto quanto os caninos e funcionam para triturar os alimentos, o molares são dentes grandes, tem uma superfície de contato muito maior com o bolo alimentar, servem também para triturar os alimentos mas como são mais extensos do que os pré-molares ele trituram muito mais os alimentos, deixando-os pronto para a deglutição.

A primeira fase do processo digestivo se dá na boca via dentes e saliva e isso é de suma importância para uma boa digestão, isso porque os alimentos já seguem triturados para o estômago onde as enzimas vão começar a quebra desse bolo alimentar. O estômago não tem o poder de moer os alimentos e a chegada do bolo alimentar já triturado facilita a digestão e proporciona a pessoa uma melhor absorção dos nutrientes. Se absorvemos melhor os nutrientes que consumimos consequentemente seremos mais saudáveis. Daí o primeiro motivo pelo qual a sua saúde começa pela boca, em como você se alimenta.

Avaliando ainda o papel da boca na alimentação temos a deglutição na qual a língua e os dentes ajudam ao bolo alimentar a descer pelo esôfago. E a fonação, sim falamos graças ao aparelho fonador e a cavidade bucal tem vários obstáculos a passagem do ar como dentes e língua e isso acaba produzindo os sons da linguagem.

Quando avaliamos hábitos bucais que são nocivos a saúde geral encontramos o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo consumem álcool. O álcool é um depressor do cérebro e seu uso moderado e responsável (não beber após dirigir, por exemplo) não causa problemas, a questão está no consumo abusivo e crônico que podem levar a complicações como: gastrites, ulceras, hepatites, anemias, cirrose, pancreatite além de perturbações nos fatores psicológicos como dependência química, ansiedade e alterações de humor.

Falando ainda de hábitos nocivos temos o tabagismo, que ocorre via cavidade bucal. O tabagismo está relacionado a dependência química da nicotina e essa substância tem relação com cerca de 50 enfermidades. Isso mesmo que você está lendo, o hábito de fumar cigarros, e isso se da via cavidade oral, acaba elevando o risco da pessoa desenvolver câncer (de boca, pulmão, faringe, pâncreas, leucemia etc), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite, asma), doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão arterial, tromboses). Se pensarmos que a saúde começa pela boca temos sim que estar atentos ao que ingerimos e aos hábitos que temos e que possam iniciar pela cavidade bucal. Tudo irá repercutir no fim para o bem ou para o mal da nossa saúde geral.


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende pelo WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.