• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

Como a odontologia evoluiu – Parte 2

  • Home
  • Blog
  • Como a odontologia evoluiu – Parte 2

Como a odontologia evoluiu – Parte 2

Como a odontologia evoluiu – Parte 2

Podemos dizer que a odontologia evoluiu muito nos últimos anos. O atendimento que é oferecido hoje está muito diferente daquele que os nossos avós tinham acesso. Hoje falamos de escaneamento da boca, obtenção de modelos digitais e radiografias digitais. Na época dos nossos avós ter um dente da frente cariado ou fraturado praticamente não exista uma boa solução estética para o problema e a melhor opção oferecida era prótese ou os famosos “pivô.

Na década de 70 tínhamos basicamente como especialidades odontológicas a prótese, a endodontia (canal), dentística, ortodontia, patologia e cirurgia. Essas são modalidades clássicas da odontologia e que sofreram evolução ao longo dos anos.

A prótese ganhou novos materias estéticos hoje é possível você entrar no consultório odontológico com um dente fraturado e já sair com ele todo pronto. Esse sistema nos chamamos de CAD/CAM funciona da seguinte forma: um scanner faz imagens tridimensionais do dente, esses dados são processados em um software que constrói virtualmente as estruturas do dente perdido, esse sistema manda informações para uma máquina que irá manufaturar o dente. Em questões de minutos já se tem o trabalho pronto que poderá ser levado para a boca e cimentado.

Esse tipo de tecnologia permite que o tratamento seja preciso pois o scanner copia fielmente todas as estruturas do dente; confortável porque a pessoa fica livre daquelas “massinhas” que tiram molde da boca e rápido uma vez que a prótese não precisa ir para o laboratório, tudo é feito dentro do consultório. A Clínica Aggio já trabalha há muitos anos com essa tecnologia e tem total domínio da técnica e com diversos pacientes satisfeitos e com controle a longo prazo.

E quem usou aparelho ortodôntico com os braquetes, fios e bandas? Por muito tempo a ortodontia precisava desses acessórios para fazer a movimentação dos dentes o que nos primeiros dias de instalação trazia muito desconforto para o paciente porque os braquetes machucavam a bochecha causando aftas, claro que depois de algum tempo a pessoa se “acostumava” e o aparelho não machucava mais. Mas no dia em que eram feitas as manutenções com as trocas de fios, elásticos e apertos o incomodo voltava e seguiam-se mais alguns dias de dor.

A ortodontia evoluiu e surgiram os alinhadores estéticos que são placas, semelhantes as de clareamento dental, só que mais rígidas. O uso sequenciado desses alinhadores permite uma movimentação dos dentes com mais conforto pois não tem braquetes, bandas ou fios; com mais precisão pois tudo é feito em um programa de computador que simula a movimentação, então cada passo dado já é pré-determinado. E principalmente os tratamentos ficaram mais rápidos, antigamente era comum de ver tratamentos ortodônticos que duravam 10 anos e hoje com os sistemas de alinhadores a maioria dos casos são finalizados em 2 anos.

Uma outra área da odontologia que desenvolveu tecnologicamente foi a endodontia (canal). Apesar de que para o paciente a percepção do tratamento seja ainda a mesma os tratamentos de canal não são mais executados como antigamente. Primeiro porque as radiografias são digitais, segundo porque existe um motor que faz todo o trabalho de medir e descontaminar a raiz do dente e isso torna o tratamento muito mais preciso. Além do que ainda lançam uso do recurso das tomografias para fazer um canal guiado para os casos muito difíceis. A visualização do canal também se da de forma diferente como são estruturas muito pequenas atualmente a endodontia faz uso de microscópio para ver melhor dentro das raízes.

A Clínica Aggio trabalha com tomografia, radiografia digital e microscópio, tudo para uma boa execução dos tratamentos de canal. Isso também permite que realize com mais segurança os casos mais complexos.

As radiografias também se modernizaram no lugar daquela “chapas” pequenas temos agora imagens radiográficas em computador o que permite ampliar, dar contraste tudo para facilitar um melhor diagnostico, sem contar que a exposição a radiação com as imagens digitalizadas é muito menor, o armazenamento das informações é mais prático, menos poluente e o paciente tem fácil acesso seja por e-mail ou ate mesmo pelo celular.


Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira.


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende pelo WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.