• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

DICAS A saúde começa pela boca- Parte 3: Saúde bucal e estresse

  • Home
  • Blog
  • DICAS A saúde começa pela boca- Parte 3: Saúde bucal e estresse

DICAS A saúde começa pela boca- Parte 3: Saúde bucal e estresse

DICAS A saúde começa pela boca- Parte 3: Saúde bucal e estresse

O seu corpo reflete o cuidado que você tem com ele, sua mente e corpo estando bem a saúde geral fica bem e acreditem a saúde bucal também. Você é um indivíduo interligado e não podemos desconectar a sua boca das suas emoções. Sim suas emoções vão também repercutir na sua saúde bucal.

Como isso funcionaria na pratica? Para melhor entendimento vamos da alguns exemplos: um indivíduo que sofre com ansiedade pode desenvolver o bruxismo, isso é, o costume de ranger os dentes, principalmente durante a noite. Sabe-se que o bruxismo é extremamente prejudicial e pode causar sérios desgastes ao órgão dental. E não somente ao dente, quem sofre desse mal tem constantes dores de cabeça, dores musculares pela tensão gerada. O bruxismo é um bom exemplo de como as tensões do dia a dia podem prejudicar a boca e que essa cavidade oral lesionada também influencia na dor e no humor da pessoa.

Um outro exemplo seria a quando há queda da imunidade devido ao estresse. Neste caso o corpo baixa a guarda e fica mais propício a infecções dita oportunistas e aí podem aparecer o herpes labial ou a candidíase bucal. Quem já vivenciou sabe o quanto é incomodo, principalmente o herpes labial

Temos também uma situação muito comum em períodos de estreses que o individuo relaxa nos cuidados bucais e escova menos os dentes ou ate mesmo deixa de escovar. Este fator associado a baixa imunidade aumenta o risco de desenvolver um tipo de gengivite muito dolorosa em que tem um sangramento espontâneo, dor, halitose e em alguns casos a pessoa desenvolve febre. E tudo isso ocorre porque a pessoa deixou de fazer os cuidados bucais básicos.

Essa infecção era muito comum nos soldados da Primeira Guerra Mundial que passavam por grandes estresses e tinham privação de algumas vitaminas como a C, na época ela foi chamada de “boca de trincheira” pelo forte odor que provocava. E apesar de ter sido muito comum no passado nós ainda observamos pacientes com esse tipo de gengivite que chamamos agora de Gengivite Necrosante. Geralmente são pessoas que foram submetidas a grandes estresses e negligenciaram a higiene bucal.


O estresse faz parte do nosso cotidiano, mas devemos continuar cuidando da saúde bucal

Não podemos evitar os períodos de estresse em nossas vidas, é o preço da modernidade, mas podemos sim mudar a forma em como passamos por ela. O autocuidado nesses momentos é muito importante para manutenção de um equilíbrio e para que a sua saúde não seja tão afetada. Escovar os dentes mesmo nos dias ruins e sem motivação, passar o fio dental acredite são cuidados básicos, mas que vão fazer todas a diferença.

A boca e o cartão de visita e esta intimamente ligada a auto estima. Quem não conhece ou não já ouviu falar de alguém com um problema bucal, principalmente estético, podemos dar o exemplo de quando há a perda de dentes da frente deixando a boxa “murcha” e o sorriso comprometido. É comum encontrar relatos de pessoas que passaram por situações desagradáveis quando apontado o problema bucal. E isso é um problema de saúde, cada pessoa deve ser respeitada pelo que tem se o desejo é de mudar essa condição ou não. Mas esse seria um exemplo de como uma situação bucal poderia interferir na autoestima da pessoa e repercutir nela como um todo, inclusive na sociabilização.

Pensando ainda que a saúde começa pela boca e que devemos considerar o individuo com um todo devemos incluir nessa avaliação aspectos como as emoções e a espiritualidade. A Odontologia Integrativa está surgindo como opção de avaliação e tratamento de enfermidades que vão muito além dos dentes. Nela a saúde bucal é vista como capaz de influenciar a saúde como um todo e muito além disso de que problemas em outros órgãos do corpo teriam também repercussão na saúde oral.

Isso acaba tornando a Odontologia mais humanizada e também integrada. Um exemplo que poderia se enquadrar bem seriam os dentistas que tratam o bruxismo com a acupuntura, ou fitoterápicos no tratamento de problemas gengivais, os florais usados para diminuir a ansiedade do paciente e a ozonioterapia para tratamento de lesões bucais que aparecem em pacientes que fazem tratamento para câncer.


Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira 


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende pelo WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.