O que causa a cárie?

O que causa cárie em meu dente?

Hora de tirar sua principal dúvida.

Cárie é um termo médico/odontológico usado para cavidades que acabam surgindo na região dos dentes. Trata-se de uma erosão na região da superfície do dente causada por alguns efeitos combinados por ácidos, bactérias e tártaro.

Também conhecidas como “cáries dentárias”, elas são bem comuns em adultos e crianças devido a falta da higiene correta dos dentes.

É comum que as cáries sejam indolores no começo, mas podem começar a causar frequente dor ao espalhar-se sentido nervo ou raiz do dente. Caso ela não seja tratada corretamente, ela pode até causar um abcesso no dente, sendo uma condição ainda mais dolorosa e grave.

Causas das cáries

As bactérias ficam contidas naturalmente na região bucal. A partir delas, resíduos de ácidos com comida e saliva juntam-se na boca e formam uma substância pegajosa (placa), aderindo-a ao dente. Caso tal placa bacteriana não seja devidamente removida, ela transforma-se em tártaro, irritando as gengivas resultando em gengivite e periodontite.

A placa inicia seu processo de acumulo nos dentes a partir de 15/20 minutos após a refeição. É a partir daí que as cáries começam a surgir.

Quando os ácidos da placa acabam se dissolvendo na superfície com esmalte, criam-se orifícios nos dentes (as famosas cáries). As cáries inicialmente são indolores e podem causar muito incomodo, caso não sejam tratadas.

Em geral, suas causas resumem-se na falta de higiene imediata após refeições. Logo, ela pode ser evitada com uma escovação adequada, fio dental e enxaguante bucal.

A saliva ajuda a prevenir a cárie dentária ao dissolver os alimentos, impedindo a formação imediata da placa bacteriana entre os dentes. Logo, a boca seca também torna-se um sério problema.

Como notar e evitar a cárie?

Na realidade, apenas o dentista consegue dizer com clareza se existe ou não a cárie.

Alguns pontos importantes para evitar a cárie:

Escovar os dentes depois das refeições.

Além da escovação, nunca esquecer do uso do fio dental (as pessoas não dão muita importância para ele);

Fazer avaliações dentárias no dentista também fazem parte do cuidado bucal. Seu cuidado preventivo pode ajudar a impedir outros problemas bem sérios para os dentes;

Fazer uma dieta isenta de açúcar refinado ou amido também é importante para o cuidado dentário. Ao ingerir tais alimentos, é cuidar da higiene logo em seguida;

O flúor é um forte aliado da higiene bucal, compre pastas que contenham esse elemento;

Agendar seu Check-up anual( na Clínica Aggio, utilizamos tecnologia de câmera intra-oral e rx digital para diagnosticar e lhes oferecer os melhores tratamentos);

Como tratar a cárie

Caso as cáries dentárias sejam localizadas logo no início, o dentista tentará controlar e tratar a cárie. Além disso, ele irá incentivar a fazer mudanças nos hábitos diários para prevenir qualquer deterioração posterior.

É possível que o dentista comece um tratamento de flúor durante as visitas. Mesmo assim, é interessante ter flúor nas próprias residências (verniz, gel ou bochecho). Existe a possibilidade também de remover a parte deteriorada do dente e colocar uma obturação no lugar. O preenchimento pode ajudar bastante a proteger o dente de qualquer problema futuro.

Caso a cárie não seja tratada, irá atingir partes ainda mais profundas do dente e causar diversos outros problemas. Fora isso, ela poderá causar sérias dores e infecções.

A grande verdade? Ir ao profissional é sempre o melhor caminho para prevenir/tratar a cárie, uma vez que ela pode aparecer e evoluir sorrateiramente entre os dentes.