É fácil encontrar publicações de artistas mostrando grandes mudanças no sorriso, falando sobre restaurações cerâmicas. A rapidez das informações levou os pacientes à buscar sobre a possibilidade de um tratamento rápido e sem desgaste dos dentes, porém, há alguns equívocos nestas publicações que precisamos citar.

O equívoco destas publicações acontece, pelo fato de que, na grande maioria, eles garantem que os tratamentos estéticos são feitos sem nenhum desgaste nos dentes. Isso faz com que os pacientes cheguem ao dentista com a ideia clara de qual tratamento deseja realizar: modificar o sorriso sem o mínimo desgaste nos dentes. Neste momento, cabe ao dentista a tarefa de explicar minuciosamente o tratamento, mostrando as diferenças de tratamentos e de necessidades de cada caso.

A dúvida principal está na possibilidade de realizar tratamento restaurador estético com cerâmica, sem ter que envolver alguma espécie de desgaste nos dentes. Este tipo de restauração é chamado no Brasil de Laminados em formato de “lente de contato”, essa opção de tratamento possui indicação especifica e não pode ser aplicada em todos os casos. Laminado “lentes de contato,” sem desgaste ou com o mínimo de desgaste, são indicados em situações em que os dentes mostrem necessidade de uma restauração aditiva, isso significa que o dente precisa de aumento do tamanho e volume para melhor a harmonia do sorriso.

Todo planejamento de tratamento dentário deve ser precedido por um enceramento diagnóstico(físico ou virtual no Cad/Cam), onde o modelo será utilizado como referência na construção de guias de silicone para auxílio do controle de desgaste durante os preparos de substrato. Seguir este “guia” dá a exata orientação sobre os dentes do paciente, avaliando principalmente a quantidade de desgaste necessária para adoção do laminado mais adequado a cada sorriso.

A partir do enceramento diagnóstico, há a possibilidade de realizar uma simulação do desgaste na boca, entretanto, é preciso atenção. Esse procedimento apenas poderá ser indicado em situações clinicas que necessitam restaurações aditivas. Em situações onde o desgaste é necessário, seja ele por forma insatisfatória das restaurações de resina composta ou por desalinhamento vestibular dos mesmos, o modelo base para enceramento diagnóstico deverá ser desgastado previamente ao enceramento, impossibilitando a realização da simulação em boca, por que, caso seja feita a guia de silicone para simulação em boca, o mesmo não vai se adaptar devido aos desgastes no modelo base.

Em outros casos, o paciente pode mostrar um caso clinico inicial com a presença de restaurações de resina insatisfatórias, onde a queixa principal é a perda de brilho, manchas constante e até apresentar uma anatomia de sorriso insatisfatória ou desarmônica ao sorriso. Nestes casos, apenas adicionar cerâmicas sem nenhum desgaste pode resultar em dentes excessivamente volumosos e com aspectos artificiais.

Na análise deste caso, é importante realizar desgastes mínimos do substrato dental, o indicado é por laminados cerâmicos minimamente invasivos, com desgastes de até 1,0 mm do substrato, orientados pelo guia de desgaste feito sobre o enceramento.

Nos caso em que o substrato apresenta alteração de cor, os laminados “lentes de contato” não são indicados, pois, nestas situações é necessário desgaste para criar justamente maior espaço para o técnico de prótese trabalhar a opacificação do dente escurecido.

Forçar o tratamento com cerâmicas em algumas situações clínicas, poderá gerar uma estética limitante, principalmente em casos com dentes em desalinho, apinhamento dental, vestibularizados ou com desvios de linha media, nestes casos, o indicado é o tratamento ortodôntico, caso contrário, será necessário um desgaste excessivo ou até tratamento endodôntico. Se esses cuidados não forem levados em consideração, o resultado final irá apresentar aspecto artificial, com um sorriso desarmônico.

Para saber qual o método ideal para deixar o seu sorriso ainda mais lindo, agende uma avaliação na Clínica Aggio.

(11) 5561-0066 / (11) 99462-4467 – Alameda dos Maracatins 1217, conj 908 Moema – São Paulo.

 

© 2018 - Clínica Aggio

Tel / Whatsapp:        (11) 3467-6251 / (11) 99462-4467