Ter uma rotina odontológica não é apenas conversa furada. Os checkups dentários devem ser feitos de acordo com a programação alinhada com seu dentista, todas as instituições de Saúde concordam que, o tempo máximo para retorno não deve ultrapassar seis meses, porém os novos estudos científicos comprovam que o tempo máximo para retorno não deve ultrapassar quatro meses.

É fácil esquecer-se da periodicidade quando, aparentemente, não há nada errado com a nossa boca, mas muitas vezes o mal acontece nos piores momentos e com várias situações para serem tratadas. Planejar a volta ao dentista pode evitar que uma série de problemas aconteça, além de permitir ao profissional criar um histórico confiável da sua saúde oral para melhorar os tratamentos.

Ausência de dor não significa ausência de problema, especialmente, se falarmos de pessoas com implantes, que muitas vezes acreditam não precisar ir ao dentista por não haver dentes de verdade. Entretanto, o dentista não cuida apenas dos dentes, e mesmo em volta das próteses podem surgir placas bacterianas, inflamações ou sangramentos. A dor é a consequência desses problemas, mas normalmente é o último sintoma a aparecer.

Mesmo tendo certeza que nada está errado, o checkup periódico não deixa que os problemas se avolumem.

Preparamos uma lista dos principais motivos para você manter a periodicidade com o dentista, mesmo após algum tratamento.

1- Prevenção
: Prevenir ainda é o melhor remédio! Tanto financeiramente quanto no quesito de dores e complicações que podem se tornar mais sérias. As consultas periódicas deixam mais fáceis todos os tipos de prevenções, como gengivite, cáries, e muitas outras doenças. Evitando problemas futuros e gastos extenuantes, é importante lembrar que há doenças bucais que agem de maneira silenciosa, e apenas a periodicidade ao dentista pode eliminá-las.

2- Perder o medo
: Hoje dentista não significa dor e sofrimento. As técnicas estão cada vez mais avançadas, com tratamentos eficazes, rápidos e principalmente indolores. Aumentar a visita ajuda desmistificar nossos medos, tornando a experiência cada vez mais tranquila.

3- Retomar a autoestima
: Ter um sorriso saudável e boca harmoniosa é uma das melhores maneiras de ficar bem consigo mesmo. Cuidando do seu sorriso, você se sentirá mais disposto e mais feliz para lidar com a vida, além de não se privar de dar boas risadas e distribuir sorrisos por aí.

4- Manter a saúde do corpo
: Quem acha que o dentista é capaz de prevenir somente doenças do trato bucal está muito enganado, uma boca bem cuidada reflete na saúde geral do nosso corpo, refletindo diretamente na qualidade do nosso cotidiano.

5- Evitar complicações cardíacas: 
Muitas pessoas não sabem, mas algumas bactérias presentes no meio bucal podem atacar o coração. Há processos infecciosos que podem ter origem na cavidade oral e causam a proliferação de bactérias nocivas ao organismo, podendo atacar diretamente o órgão.

6- Prevenção de câncer bucal
: O câncer bucal é relativamente comum, se manifesta através de machucados ou sangramentos que não curam em até duas semanas. Portanto, se você faz visitas periódicas ao seu dentista, é mais fácil de perceber lesões e fazer o acompanhamento delas, melhorando as chances de cura.

7- Mau hálito: 
Existe mais de 60 causas para o mau hálito e em 90% dos casos, o problema se origina na boca. Por isso, é preciso consultar um profissional especializado para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

8- Limpeza profunda
: Uma boa escovação e uso de fio dental diários podem manter a boca limpa durante o dia a dia, mas a limpeza especializada com o dentista é crucial para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Existem lugares em que a escova não alcança, e algumas bebidas comuns que podem manchar o biofilme presente nos dentes, deixando-os mais escuros. Portanto, um encontro com o dentista resultará em limpeza mais profunda dos seus dentes. É também recomendada a realização de limpeza periódica, pois, mesmo com todos os hábitos de higiene bucal, poderá haver a formação de tártaro, que só o dentista consegue remover.

9- Evitar a perda dos dentes
: Se você tem o hábito de roer unhas ou possui bruxismo, as chances de perder os dentes aumentam devido a pequenas rachaduras que o impacto da mordida resulta nos dentes. O dentista poderá direcionar melhor o paciente sobre como superar maus hábitos ou quais tratamentos mais indicados para evitar a perda.

10- Conhecer as novidades
: Atualmente, em todas as mídias saem muitas reportagens sobre as novas tecnologias odontológicas, é preciso ter um profissional de confiança para tirar todas as dúvidas e auxiliar nas possibilidades de tratamento, para que seu sorriso mantenha a harmonia.

O dentista auxilia no diagnóstico e tratamento em várias esferas como, distúrbios do sono, ronco, dores de cabeça ou mesmo de ouvido. Além disso, a higienização diária mesmo que feita com fio dental e anti-sépticos bucais não é o suficiente. É necessário o acompanhamento do dentista para a não formação de placa bacteriana, tártaro e cáries. A visita é primordial para sanar suas dúvidas e verificar se está fazendo os procedimentos de limpeza corretamente.

O hábito de retornar ao seu dentista a cada quatro meses garante seu bem-estar. 
Para o acompanhando Ideal da sua saúde bucal, não deixe de agendar sua avaliação na Clínica Aggio, lembre-se que seu sorriso é seu cartão de visitas.

(11) 5561-0066 / (11) 99462-4467 – Alameda dos Maracatins 1217, conj 908 Moema – São Paulo.

 

© 2018 - Clínica Aggio

Tel / Whatsapp:        (11) 3467-6251 / (11) 99462-4467