A endodontia é o ramo da Odontologia que cuida das lesões e da polpa (nervo) que está presente na câmara pulpar e no sistema de canais radiculares. E também dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Popularmente conhecemos a área da endodontia como tratamento de canal e situações correlacionadas.

Endodontia é uma especialidade em que os procedimentos clínicos dependem da sensibilidade táctil do operador. Muitas vezes esses procedimentos são realizados na obscuridade, tendo o exame radiográfico como auxiliar no diagnóstico e no tratamento. Entretanto, esse exame não é tão preciso, por mostrar apenas duas dimensões de um objeto tridimensional.

Por volta dos anos 90, o microscópio óptico operatório foi introduzido na área com intervenções fundamentais por possibilitar maior visibilidade em tratamentos minuciosos, onde muitas vezes a visualização total é quase impossível sem o uso da ferramenta.

Muitos procedimentos se tornaram mais eficazes e de melhor execução, tais como:

  • Localização de canais a serem restaurados
  • Visualização e vedamento de perfurações
  • Localização e remoção de instrumentos fraturados
  • Remoção de pinos intra-radiculares
  • Auxiliar no diagnóstico de trincas ou fraturas
  • Cirurgias paraendodônticas

O uso do microscópio melhora a visualização geral das condições da boca, assim como problemas a serem tratados separados, aumentando o índice de sucesso dos tratamentos.

A ferramenta é composta por conjunto de lentes que permite visualização até 20 vezes maior que o real, estes microscópios possuem sistema de feixe de luz transmitido através de fibra óptica que atuam em todos os eixos de visão do profissional, eliminando por completo qualquer sombra no campo de trabalho.

O uso do microscópio na Odontologia também proporciona a documentação dos casos clínicos, com a possibilidade de garantir armazenamento completo dos dados dos pacientes e seus processos clínicos, constituindo tanto em material para estudo como histórico a ser observado e considerado em novos tratamentos, além de ser útil na explicação do tratamento ao paciente, pela melhor visualização das situações.

Como todo instrumento de trabalho, o manuseio demanda tempo e treinamento exigente ao profissional, porém, o uso da ferramenta direciona tratamentos mais assertivos. A estrutura interna dos dentes possui variações anatômicas muitas vezes complexas, com situações corriqueiras impossíveis de serem examinadas a olho nu, e embora a radiografia seja grande auxiliar no tratamento bucal, apenas com ela não é possível entender as minúcias da área a ser tratada.

A utilização do Microscópio na odontologia melhora todas as ações da função, já na área da endodontia, seu uso clínico é fundamental e considerado como divisor de águas por explorar novos caminhos no tratamento dos pacientes, para que os resultados sejam previsíveis, com sucesso e longevidade.

Para realizar tratamentos que ofereçam saúde e beleza ao seu sorriso, agende uma avaliação na Clínica Aggio. Somos referência no uso de equipamentos tecnológicos que visam aperfeiçoar o tratamento de nossos pacientes.

Alameda dos Maracatins 1217, conj. 908 Moema, São Paulo
(11) 5561 – 0066 / (11) 99462 – 4467

© 2018 - Clínica Aggio

Tel / Whatsapp:        (11) 3467-6251 / (11) 99462-4467