Qual a melhor alimentação para ter dentes fortes e saudáveis?

Qual a melhor alimentação para ter dentes fortes e saudáveis?

17 Jan, 2019 | Dra Daniela Aggio

Até que ponto devemos preterir alguns alimentos de outros em nome do nosso sorriso? Chocolate é mesmo um vilão da boca saudável? Sim ou não?
Investir na saúde bucal tem relação direta na saúde de todo o corpo. Uma alimentação saudável acompanhada da higienização correta é a ação fortificada para beneficiar a saúde bucal e tratamentos realizados com seu dentista.
Saiba mais sobre os alimentos e escolha aqueles que fazem bem ao seu sorriso e saúde em geral.


Queijos:

O alimento é rico em cálcio e fósforo, importantes para o fortalecimento dos dentes e ainda contam com caseína, proteína que age na reparação do esmalte dentário.

Produtos lácteos, em geral, como também o leite e iogurte são alimentos ricos em cálcio e fosfato, que intensificam a remineralização dos dentes. Estes produtos elevam o pH da boca evitando a proliferação demasiada de bactérias.

 

Nozes e castanhas:

Os óleos que as oleaginosas possuem ajudam a criar uma película sobre os dentes, que diminui a capacidade das bactérias grudarem para formar a placa bacteriana e causar cáries.

 

Chocolate:

Apesar de rico em açúcar, algumas substâncias presentes no cacau diminuem a inflamação e ajudam a proteger os dentes da erosão.

 

Bebidas escuras:

Dentes escurecem geralmente pela diminuição da espessura do esmalte dental e aumento de sua translucidez, além de maior deposição de dentina. Corantes alimentares não pigmentam dentes e sim o biofilme (antiga placa bacteriana), que uma excelente profilaxia(limpeza dental) resolverá.

Espinafre, pepino, brócolis e cenoura:

Rico em fibras, o espinafre proporciona a limpeza natural dos dentes, aumentando também o fluxo de saliva. O ácido oxálico, também presente, auxilia na absorção do cálcio, mineral importante para os dentes.
O pepino, atua na produção da saliva, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias, enquanto o brócolis contém ferro e cálcio, que juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes e, a cenoura, estimula a salivação, mantendo a boca hidratada.

 

Morango, maçã e pera:

O morango é um grande aliado para um sorriso claro, pois, é rico em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne as manchas amareladas. Maçãs e peras por serem fibrosas auxiliam na limpeza a cada mordida, além de estimular o fluxo de saliva, que além de limpar a região neutraliza o pH da boca, prevenindo cáries e doenças na gengiva.

 

Carboidrato refinado:

Arroz branco, batata, massas produzidas com farinha branca como macarrão, bolos, pães e biscoitos aumentam a acidez bucal, que cria ambiente propicio para maior proliferação de bactérias.

Optar pelas opções integrais é uma alternativa, e comprovadamente, traz outros benefícios a saúde.

 

Laranja:

Por ser rica em vitamina C, a fruta ajuda na produção de colágeno, necessária para a saúde da gengiva. Outras frutas como limão e acerola, também auxiliam. A deficiência de vitamina C aumenta a susceptibilidade de doenças periodontais, pois aumenta a permeabilidade da barreira gengival.

 

Peixes:

Principalmente os de água salgada, como atum, salmão, sardinha e linguado, por exemplo, e os frutos do mar (lula, lagosta, siris) são alimentos que possuem flúor em sua composição, que ajudam a manter os dentes e gengivas saudáveis, previnem as cáries e a placa bacteriana.

 

Pontos importantes:

Água sempre deve ser ingerida sem moderação. A composição é completa e faz bem para pele, corpo e boca. O consumo de água é sempre benéfico para nosso corpo inteiro.

 

Apesar das recomendações sobre redução de consumo de alguns alimentos e aumento de outros, a rotina diária de cuidados ainda é principal para uma boca saudável. Independente da escolha dos alimentos, o hábito de escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições, é essencial para garantir um sorriso bonito e saudável.

Tenha uma boa alimentação e visite o seu dentista para consultas recorrentes.

Agende uma avaliação na Clínica Aggio, será um prazer receber você!

(11) 5561-0066 / (11) 99462-4467 – Alameda dos Maracatins 1217, conj 908 Moema – São Paulo.

Loading Icon