• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

Quando extrai um dente, o que pode comer?

  • Home
  • Blog
  • Quando extrai um dente, o que pode comer?

Quando extrai um dente, o que pode comer?

Quando extrai um dente, o que pode comer?

Os cuidados após a extração do dente são importantes devido aos possíveis pontos que a gengiva irá receber para ajudar a reduzir os futuros casos de hemorragia, uma vez que formará um coágulo para iniciar o processo de recuperação. Caso tal coagulo se desprenda prematuramente, é possível que o paciente sofra uma condição chamada “alveolite seca”, causando picos de dor.

É exatamente por este motivo que todos os dentistas recomendam uma dieta adequada e cuidados logo após os procedimentos de extração. Geralmente, a melhora costuma levar de três a quatro semanas, mesmo tendo sangramento na primeira.

A dieta deverá ser nutritiva e cheia de proteínas. Além de manter uma hidratação constante para potencializar a recuperação.


O que comer após a extração do dente?

Conforme já comentado, os cuidados no pós-operatório são muito importantes para a recuperação, deixando a alimentação como o principal foco para conseguir o objetivo final. Existe uma gama de alimentos que potencializarão a recuperação, tais como:


Legumes

Depois de alguns dias após a recuperação, os primeiros alimentos sólidos que o paciente deverá consumir são os legumes. Além de nutritivos, esses alimentos conseguem ser facilmente ingeridos e possuem nutrientes que vão ajudar na recuperação.


Sopas

Durante todo o tratamento, as sopas sempre serão bem-vindas pela sua alta facilidade de consumo e rica quantidade de nutrientes. No entanto, além da facilidade, seu principal benefício é a variação de sopas que poderão ser consumidas, passando de legumes até canjas.


Vitaminas e sucos

Os sucos sempre foram sinônimo de bem-estar e recuperação após qualquer procedimento. Fora isto, ele poderá ser misturado com diversos sabores para diversificar seus benefícios a saúde. No caso das vitaminas, leite de vaca ou soja também podem ser incluídos na mistura, fazendo um verdadeiro shake refrescante e saboroso.


Importante: higiene bucal

Mesmo sendo alimentos saudáveis, o processo não dispensa o cuidado com a higiene bucal. Na verdade, ele deve ser ainda mais notado devido ao alto índice de alimentos que o paciente irá consumir.

Recomenda-se o uso de um creme dental que consiga fazer uma limpeza geral na boca, contemplando sempre as áreas mais difíceis para o acesso da escova. Porém, é importante tomar cuidado para não atingir a parte recentemente operada.

Nas primeiras 12 horas, não é interessante fazer bochecho. Em vez disso, fazer compressas de gelo e descansar a cabeça de maneira inclinada fazem-se necessários.

Para potencializar a recuperação e os cuidados com a higiene, é importante evitar alimentos que possam ficar presos na cavidade dental até que a área esteja fechando e cicatrizando. Dentro disso, entram alimentos como o arroz, pipoca, nozes e qualquer outro que tenha perigo de prender entre os dentes ou na área operada, movendo o coágulo de sangue ou irritando a área.


Afinal, o sorvete realmente reduz o inchaço?

Existem diversas complicações decorrentes da extração do dente. Entre eles, a dor e o inchaço são sempre muito presentes nestes casos.

Geralmente, para conseguir controlar a dor e a expansão do inchaço, as primeiras horas são marcadas por compressas geladas do lado da face por um curto/médio período. Com isso, muitas pessoas começaram a se perguntar se o sorvete pode se tornar um aliado contra este estado. A resposta é sim!

A baixa temperatura faz com que os vasos sanguíneos da área que foi extraída sofram com o impacto da constrição. Após isto, os mesmos vasos tornam-se incapazes de transportar o líquido grande que iria provocar futuramente o inchaço. Dentro deste ambiente, alimentos gelados (sem grande solidez) tornam-se naturalmente ótimos aliados para combater a dor.

O sorvete macio, iogurte ou qualquer outro alimento frio que não contenha grande solidez são altamente recomendados, uma vez que não será necessário grande esforço de mastigação e servirá como uma refeição. Incluir o sorvete na dieta para recuperação pós-operatório certamente não será um problema.


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende pelo WhatsApp