Fizemos nos textos anteriores um passeio pela evolução dos tratamentos odontológicos ao longo dos anos. É interessante observar o aprimoramento conquistado: de tratamentos rudimentares utilizando pelos povos antigos que faziam uso da pedra como matéria prima aos dias atuais onde podemos observar uma odontologia que usa sistemas adesivos, materiais que imitam muito bem os dentes, escaneamento da boca para tratamento ortodônticos e construção de estruturas dentárias perdidas. Com isso temos uma Odontologia moderna, confortável, precisa e rápida. Esse progresso é notado tanto pelos profissionais que executam a odontologia, no caso dentistas, técnicos em higiene bucal e auxiliares de saúde bucal, bem como os pacientes que tem recebido cada vez mais tratamentos elaborados e complexos.
Toda essa especificidade dos tratamentos vem acompanhada do aparecimento de novas especialidades nos últimos anos. Sim, a Odontologia tornou-se específica. Caro leitor, você deve estar se perguntando: como tratar só de dentes tem tantas nuances que precisaria de muitos especialistas? Primeiro, o profissional da odontologia não trata apenas dentes, mas toda região do terço inferior da face. E segundo, porque os tratamentos são cada vez mais refinados e complexos e isso se faz necessário um estudo maior, uma maior dedicação de tempo e treino para uma execução mais precisa. Ainda existe a figura do clínico geral ele integra todas as especialidades e executa tratamentos de menor complexidade, mas o papel do especialista vem cada vez ocupando espaço na prática dentaria.
A melhor forma de usufruir de todos esses benefícios que surgiram com a modernização da odontologia além de contar com uma equipe multidisciplinar e de especialistas é necessário que o paciente também tenha acesso a exames detalhados e minuciosos. Quando o profissional tem acesso a informações detalhadas ele consegue enxergar melhor problemas do paciente e preparar um planejamento global e de longo prazo.
O setor de diagnóstico da odontologia também evoluiu, atualmente temos além do exame clínico tradicional o uso de imagens que podem ampliar o dente e permitir enxergar problemas que o “olho nú” não conseguiria enxergar. Os exames complementares tornaram-se digitalizados o que facilitou o diagnostico por imagem sejam nas radiografias ou nas tomografias, agora é possível ampliar, mudar o contraste para enxergar melhor as alterações dentárias e das suas estruturas anexas.
A melhor forma encontrada em aproveitar toda essa tecnologia foi conectar o que há de melhor em diagnostico em odontologia com planejamento e execução do tratamento e foi aí que surgiu o Checkup Odontológico. Na Clínica Aggio foi desenvolvido um protocolo clinico para a execução do Checkup, isso porque foi observado ao longo dos anos de atendimento na clínica que somente imagens de forma aleatória não teria proposito. Era necessário uma sequencia bem detalhada de imagens tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento a longo prazo. Foi aí que a clínica desenvolveu seu próprio protocolo de Checukp Odontológico e vem aplicando a aprimorando ao longo do tempo.
Na Clínica Aggio o Checkup inicia com a anamnese onde o paciente responde um questionário sobre seu histórico médico e odontológico e caso na análise da anamnese seja detectada alguma particularidade clinica sistêmica o paciente é direcionado para um outro questionário voltado ao seu problema e neste momento também é decidido se precisará de exames médicos complementares, bem como um relatório do médico que o acompanha ou uma nova avaliação médica.
Passada essa fase de análise geral o paciente é direcionado a uma consulta clinica onde tomadas radiográficas digitais da boca toda são feitas. Com essas radiografias é possível ver todo o dente e suas estruturas anexas, são feitas duas técnicas diferentes de radiografias que possibilitam ver o fim da raiz do dente e também cada detalhe do dente ou do material restaurador para determinar se ali existe alguma infiltração, cárie ou ate mesmo cáries em fase inicial de evolução. Após análise dessas radiografias usando a computação para dar contraste entre as imagens e ampliação é decidido se faz necessário mais exames complementares de diagnostico como Rx panorâmico, tomografias e ressonâncias. Isso porque mesmo a radiografia digital oferecendo melhores imagens, ela tem suas limitações e outros exames são necessários para fechamento de diagnóstico.
Finalizada as radiografias são feitas as imagens intraorais com auxílio de uma câmera bem pequena que permite entrar dentro da boca e pegar a imagem de cada face do dente. Os dentes são divididos em faces, essa divisão é para facilitar diagnóstico e comunicação entre os profissionais. Os dentes do fundo têm 5 faces; vestibular (voltada para a bochecha); lingual ou palatina (voltada para língua ou céu da boca); oclusal (parte de cima dos dentes, que usamos para mastigar); mesial (lateral do dente) e distal (lateral do dente). Já os dentes da frente têm 4 faces: vestibular, lingual ou palatina, mesial e distal. Cada face do dente é meticulosamente seca (a saliva atrapalha o diagnostico) e uma imagem com a câmera intraoral é realizada. Dessa forma cada cantinho do dente é documentado e isso ajuda muito no diagnostico e acompanhamento de lesões.
Após a tomada de imagens do dente são realizadas fotografias de cada estrutura da boca: bochecha, língua, céu da boca etc. Você deve estar se preguntando qual o proposito disso? Pois bem, como falamos anteriormente, dentista não trata somente de dentes e ter cada estrutura da boca fotografada permite ampliar imagens para melhor análise e visualização de qualquer alteração bem como, acompanhamento a longo prazo. Vamos da um exemplo: de repente você observando sua bochecha percebe uma mancha que não estava lá antes. Com a fotografia do Checkup é possível ver melhor a mancha e acompanhar ela a curto, médio e longo prazo e assim ter uma avaliação mais precisa e uma melhor tomada de decisão, se por exemplo for necessário remover cirurgicamente essa mancha.
O próximo passo do Checkup são as fotografias extra orais tanto de frente como de perfil, em repouso, sorrindo. Essas fotografias irão ajudar tanto no diagnóstico de alterações de mordida, de face como também na analise estética se por exemplo o desejo do paciente for ter um sorriso harmônico.
Com todas essas informações em mãos é elaborado um relatório dente a dente, face a face do dente e das estruturas anexas com todas as alterações encontradas e possibilidades de diagnostico. O planejamento de como cada dente será tratado é discutido primeiramente com cada especialista, onde são discutidas as possibilidades de tratamentos e onde ocorre a integração entre cada especialista da clínica. Na clínica existe um profissional somente para isso, para a coordenação entre as especialidades e o acompanhamento da evolução do tratamento.
Quando o relatório fica pronto o paciente é chamado para uma nova consulta e nessa são apresentadas todas as alterações encontradas e a possibilidade de tratamento, que já foi previamente discutida com o profissional especialista que irá executar o procedimento. O paciente fica ciente da sua condição de como será conduzida a resolução do seu problema. Cada tratamento, dependendo da complexidade é dividido em etapas e cada uma é rediscutida com os especialistas e depois repassada para o paciente, de forma que ele saiba o que será feito. O recomendado é que esse Checkup seja feito anualmente as imagens e relatórios anteriores são comparados para assim ter uma evolução precisa da saúde bucal dos pacientes da Clínica Aggio.
Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira.
Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.