A Periodontia é uma especialidade da Odontologia que trata dos problemas de gengiva e dos tecidos que seguram o dente na boca o dentista que faz o tratamento de Periodontia é chamado de Periodontista.
A gengiva é o tecido que circunda, segura e protege os dentes, geralmente ela tem cor rosada e nos estados de saúde não sangra e nem dói. Tem papel fundamental na proteção dos dentes na boca e também na mastigação. Quando ela está inflamada recebe o nome de gengivite.
A causa primária da gengivite, sempre será a placa bacteriana ou biofilme dentário (nome científico), isto é, sem a presença dela não haveria inflamação na gengiva. Mas existem outros fatores que podem influenciar na gengivite e eles são chamados de predisponentes e modificadores.
E o que você precisa entender disso? Bem, fator predisponente quer dizer que te predispõe a ter algo, correto? Na boca o que poderia predispor a uma pessoa a desenvolver a gengivite? No caso tudo aquilo que poderia acumular ou dificultar a remoção da placa bacteriana e aí entraria a cárie, cálculo, restaurações ou próteses mal adaptadas com excesso de material e dentes apinhados ou mal posicionados. Para resolver esse problema teria que tratar a cárie, ajustar as restaurações e as próteses, alinhar os dentes com aparelho, se isso não for resolvido continuará a dificultar a escovação e acumular placa bacteriana e o ciclo da gengivite nunca é resolvido. Por isso algumas pessoas pensam: escovo tão bem e continuo com a gengiva inflamada, o que está acontecendo?
Já os fatores modificadores estão relacionados como o seu organismo reage, isto é, eles são capazes de modificar a sua resposta inflamatória deixando mais susceptível a desenvolver a gengivite. Então, por exemplo, um diabético que não está com a taxa de glicose controlada a presença da diabetes irá potencializar e dificultará o tratamento da gengivite, isso porque ela acaba interferindo na cicatrização da pessoa como um todo e também irá interferir na gengivite deixando mais exacerbada. Outros exemplos de fatores modificadores são o estresse, disfunções endócrinas, deficiência nutricional, respirador bucal entre outros. O que você precisa estar atento é se possui tais alterações, se elas estão controladas e com o dentista avaliar se a sua gengiva está saudável.
Simples, a placa bacteriana é eliminada com uma correta escovação. Quanto aos fatores predisponentes é necessária uma adequada avaliação com o dentista para que ele identifique o que você tem, se precisa trocar restauração, prótese, realizar limpeza isto é um tratamento odontológico completo. Quanto aos fatores modificadores eles são investigados na anamnese e a depender de qual alteração você tenha o dentista poderá achar necessária uma avaliação médica. Mas atenção isto é prevenção da doença porque se você já tem ela além de medidas preventivas você precisará de tratamento.
Foi comprovado cientificamente que se não tratar a gengivite em 89% dos casos ela evolui para uma forma mais agressiva que se chama periodontite. A periodontite provoca a perda irreversível do osso que segura o dente e com o tempo a perda do dente.
A gengivite só pode ser tratada pelo cirurgião dentista que tomará as medidas necessárias pois cada pessoa possui necessidades diferentes.
Como sei que estou com gengivite?
Se a sua gengiva sangra ao escovar ou passar o fio dental, ou até ao leve toque é um forte sinal de que você está com gengivite. Também pode aparecer vermelhidão e inchaço na gengiva. Quanto a dor, não é comum, mas pode aparecer nos casos mais graves.
Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira.
Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.