O que é retração gengival ou recessão gengival?

O que é retração gengival ou recessão gengival?

É o afastamento da gengiva que circunda o dente provocando o aparecimento da raiz e a sensação de que o dente está maior. Há também casos em que a retração vem seguida de sensibilidade dentinária ao frio e ao quente.

O que causa a retração gengival?

São diversas as causas e em muitos casos não existe um fator influenciando, mas vários: desde uma má escovação, presença de periodontite, dentes mal posicionados, tecido gengival fino e dentes com mordida traumática. Somente uma criteriosa análise do cirurgião dentista poderá dizer qual foi a causa, pois para cada pessoa pode ter fatores etiológicos diferentes.

Como trato a retração gengival?

O tratamento deve iniciar com a descoberta da causa, isso porque não adianta só resolver a recessão, tem que entender o que está causando-a pois são grandes as chances de a recessão continuar aumentando se não descobrir o que a provocou. Descoberta e tratada as causas, a próxima etapa do tratamento é focada nas sequelas, que é a exposição da raiz. O tratamento vai desde controle anual com o dentista sem intervenção a procedimentos cirúrgicos. E somente uma consulta com o cirurgião dentista é que poderá determinar o que é melhor para sua condição, pois o tratamento que foi executado em um amigo, parente ou vizinho, e que deu certo, não necessariamente se aplicará a você.

Como sei que estou com retração gengival?

Geralmente o primeiro sintoma é a sensibilidade dentinária ao ingerir alimentos frios ou quentes, pois com a exposição da raiz ela fica desprotegida das agressões externas. Também ela pode ser percebida visualmente comparando a gengiva dos dentes vizinhos, o que sofreu a retração estará bem acima (dentes superiores) ou abaixo (dentes inferiores). Dor, vermelhidão e sangramento ao escovar, presença de leve mobilidade nos dentes, também são outros sinais e sintomas.

Se eu tenho retração gengival quer dizer que o meu dente vai cair?

Não necessariamente, é claro que se você tem retração também tem perda do osso que segura o dente. A questão aqui é quanto você perdeu, se for algo mais simples as chances de perder o dente são menores. Mas se a retração é muito severa e se o dente já apresenta algum grau de mobilidade é uma questão que merece atenção porque há sim o risco de perder o dente.

Quando tenho retração na gengiva quer dizer que vou ter sensibilidade dentinária?

Quando a gengiva desce ela acaba expondo a raiz do dente e a raiz pode ter terminações nervosas expostas e é isso que causa a sensibilidade dentinária. Imagina que o dente é composto por estruturas e por elas percorrem terminações nervosas como se fossem tubulações. O esmalte não tem essa terminação nervosa, por isso não dói, mas a dentina tem, e quando há exposição de raiz é a dentina que fica exposta e por isso ela dói. Dai você pensa, mas tenho retrações e meu dente não dói, o que seria isso? É porque apesar de ter dentina exposta não houve exposição da terminação nervosa e consequentemente não há dor.

Como prevenir a retração gengival?

A melhor forma é indo ao dentista, já que ela tem várias causas tem que descobrir e tratar. Vamos dar um exemplo: um dente mal posicionado, com um contato inadequado está mais sujeito a ter retração. Você pode ate notar que o dente está mal posicionado, mas o contato errado é muito difícil de perceber, somente na cadeira do dentista com a avaliação pelo profissional. E o tratamento vai vaiar de acordo com a causa, no caso citado por exemplo, pode tratar desde com um ajuste de mordia a um tratamento ortodôntico (aparelho).